sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Turma Noite Comentário do artigo debatido em sala.

Clique a

23 comentários:

  1. Apesar do Brasil estar com suas tecnologias genuinamente acelerada, algumas pessoas necessitam da chegada de informações, pois muitas vezes sua classe social não lhe permite condições de acesso a internet, e até mesmo acesso a mídia.
    Necessitando da mudança dessa realidade, profissionais voltados à saúde de modo coletivo, tem trabalhado diretamente para mudança dessa realidade, e para chegar a esses locais é necessário a utilização do “Empowerment” no qual nos mostra que é necessário esquecermos o preconceito de raça, classe social, religião, para que possamos ter um relacionamento interpessoal tratando-se de um termo multifacetado, para obtenção do sucesso na promoção da saúde, sabendo ouvir e não apenas falar, identificar os problemas reais daquele determinado local, demonstrar estar disposto a ajudar e entender as reais necessidades, visando o desenvolvimento local e integrado de maneira sustentável, se colocando no lugar do outro com empatia, se necessário for falar a mesma linguagem local, visando orientações com consensos, trazendo a curiosidade das pessoas para o assunto abordado, tendo contato direto com representantes locais visando as suas necessidades (contato direto com atores).
    Juliane Veiga.

    ResponderExcluir
  2. Nos PSFs ocorre um déficit de informações, capacitação para poder se chegar as comunidades com fins sociais de auto estima, animando os clientes das sociedades a seguirem caminhos positivos, procurando alcançar melhores condições de vida. Contudo para se chegar a estas comunidades é necessário se ter ensinamento correto, esquecendo preconceitos como: raça, social e financeiros, saber conquistar a confiança do cliente não colocando uma barreira entre profissional e cliente, como uma mesa ou um choque de primeira imagem. Devemos nos considerarmos no mesmo ambiente que eles, dando a eles liberdade e equilíbrio para que possam se abrir mais facilmente, e nos contem suas necessidade, para podermos ajudá-los da melhor forma possível e levarmos este cliente a um posto de saúde para mantermos um vínculo de igualdade entre todos. Para isso foi criado o DLIS/PS, com fins de encarar questões sociais em determinadas comunidades.

    ResponderExcluir
  3. A aula foi bem dinâmica e teve muito rendimento ,foi falado sobre empowerment que é uma ação social para promoção a saúde, utilizando métodos com participação da comunidade na construção de um programa de desenvolvimento local e Promoção da Saúde ou seja capacitar comunidades para a melhoria da qualidade de vida. O conceito de empowerment ou empoderamento é a conscientização e a participação com relação a dimensões da vida social. O DLIS/PS Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável e Promoção da Saúde está ligado ao empowerment. Foi falado também sobre bottom-up(de baixo para cima) primeiro ouvir depois concluir e top-down(de cima para baixo),sendo bottom-up utilizada no empowerment. Deve avaliar o papel do profissional de saúde e a compreensão do cidadão sobre o empowerment.
    Dayana Vieira Moura

    ResponderExcluir
  4. Apesar de tecnologias avançadas em nosso país, mesmo assim temos que fazer reformas, transformações, falar em humanização, ter o contato com as pessoas, ter uma educação continuada com nossos profissionais a nível técnico e superior. Para que assim os mesmos possam passar a comunidade todos os conhecimentos necessários de modo que isso não seja uma obrigação e sim um prazer. Transformar as práticas vivenciadas de saúde exige mudanças no pensar dos profissionais que ali estão no processo de construção dos sujeitos dessas práticas. Somente assim poderemos falar em promoção de saúde com essa comunidade preparada para ouvir e participar dessas praticas comunitárias. Com trabalhadores, usuários e autoridades é possível efetivar algumas propostas, com sugestões dessa comunidade, trazendo esses problemas e fatos, enfrentando as questões sociais, fazendo com esses indivíduos participem, sejam ouvidos pela equipe, tenham acesso livre, constantemente às reuniões a fim de melhoras no atendimento, uma equidade nas ofertas de saúde, que não haja barreiras desse cliente ao atendimento partindo da recepção ao médico dessa unidade de saúde.
    A unidade de saúde não somente pode como deve ajudar essa comunidade a ter uma visão diferenciada, praticar o bem, sem nenhum preconceito, fazer com que essa comunidade passe a ter esperança que tudo depende deles mesmos. Sabemos que a situação socioeconômica e cultural dessas pessoas não são as das melhores, por falta de oportunidade mais que isso não tira o direito de viver dignamente com saúde.
    Para que isso tudo ocorra temos que saber chegar nessa comunidade, e o principal objetivo e ter a confiança e respeito, sem eles não somos ninguém.

    ResponderExcluir
  5. O Desenvolvimento Local Integrado Sustentável com foco na Promoção da Saúde(DLIS/PS) é uma estratégia baseada no empowerment, na qual é uma metodologia desenvolvida e aplicada para a comunidade alvo, onde há interação entre os diversos setores da sociedade, e onde há participação efetiva da comunidade.
    O projeto tem como principal objetivo reduzir as iniquidades da saúde e o aumento da qualidade de vida.
    É uma importante estratégia onde a comunidade é ouvida, e capacitada para enfrentar os problemas do local onde reside. Ela se torna parte daquilo, é onde entra o empowerment, é o apoderamento, sendo ela capaz de, junto com os profissionais da saúde e outros setores da sociedade, tomar decisões e resolver as iniquidades da saúde naquela região.
    Esse projeto traz a essas pessoas oportunidades de participação e crescimento individual, sendo muito importante, pois a pessoa que mora na comunidade é melhor do que ninguém para saber qual a melhor forma de lidar com aquele problema, pois ela convive no local e isso afeta ela também. Isso tudo está dentro da abordagem do empowerment que é bottom-up - de baixo para cima.

    ResponderExcluir
  6. PAULO JOSÉ RODRIGUES DE ANDRADE - ENFERMAGEM - NOITE
    Primeiramente, para se ter um significado de empowerment, é preciso saber que em uma área ou comunidade esta passando por problemas, tanto individuais como coletivoso. Sabendo disso, partimos para a organização desses problemas e soluções, chamados de ''metodologia''. Com a coleta de dados, realizados por uma equipe usando de suas técnicas e parcerias, começamos a dar início a resolução desses problemas. Um aspecto importante para o conceito de empowerment.
    Em todo e qualquer tipo de trabalho, realizado deve estar voltado para a ''promoção da saúde'' da comunidade e do indivíduo, sendo estes realizados através de metodologias criadas para que a comunidade tenha uma aceitação das soluções e que as apliquem em sua vida, como resultado, a melhoria da saúde. Muitos autores arriscam-se em dar um significado concreto da palavra empowerment, porém, em meu entendimento, este conceito é abstrato. Porque não consegue-se fazer que um indivíduo ou uma comunidade tome consciência do que precisa fazer ou procurar ajuda, em apenas uma metodologia ou uma ação, é preciso fazer um trabalho para que isso ocorra, e com a divergência de pensamentos e culturas, podemos enxergar muitos modos de aproximação da equipe e métodos que façam-o entender.

    ResponderExcluir
  7. Jaciara Santos do Amor Divino - ENFERMAGEM/NOITE24 de agosto de 2012 às 11:22

    Diante do que foi debatido em sala, o DLIS/PS é portanto, um processo essencialmente participativo e que se propõe a enfrentar as questões sociais num determinando território.
    Nos últimos anos, tem sido eclipsado pelo surgimento de outros conceitos, como o de capacitação comunitária. No entanto, mesmo que este sejam cada vez mais aceitos como importantes na discussão dos fatores sociais que influenciam a saúde e a qualidade de vida, tais como a iniquidade e a pobreza.
    Os programas territoriais voltada para empowerment comunitário encontram-se hoje na intercessão de dois importantes campos da saúde pública: a equidade em saúde e a promoção da saúde.

    ResponderExcluir
  8. MÁRCIA CARMELITA DA SILVA - ENFERMAGEM 2º PERÍODO
    O artigo visa que DLIS/PS - Desenvolvimento Local Integrado Sustentável em foco na Promoção da Saúde, reforça a participação e a capacitação da comunidade, sendo portanto um processo essencial participativo e que se propõe a enfrentar as questões sociais num território determinado, fazendo com que haja construção de parcerias entre diversos atores, tendo como principal protagonista a comunidade que deve estar junta e presente sempre. No aspecto metodológico existem várias fórmulas de favorecimento no envolvimento da sociedade. Apesar das grandes tecnologias presentes ultimamente, não adianta em nada se não houver disposição e capacidade de querer fazer. Temos muitas opiniões sobre o empowermente,mais o principal é realizá-lo.

    ResponderExcluir
  9. luiz augusto nascimento caldas - enfermagem noite24 de agosto de 2012 às 16:42

    No debate sobre DLIS/PS em sala de aula foi um ponto importante para termos uma noção do que há de problemas em comunidades no qual tem que haver participação de todos, uma sensibilização de todos para que haja melhoras.
    Foi falado sobre empowerment, uma ação sustentavel onde visa a participação de todos na comunidade visando eles proprios um bem estar e valorização do lugar onbde se mora, uma prática de todos sem desigualdade, uma união sem preconceito, pré julgamentos. A DLIS/PS criada para ter igualdade a tudo e todos e serem respeitados e promovendo a saude igual a todos.
    Luiz Augusto Nascimento Caldas - Enfermagem noite

    ResponderExcluir
  10. A aula do ia 24 de agosto, abordou como tema ''Metodologias participativas para trabalho grupais em promoção da saúde''. No qual, em meu entendimento, trata-se de como a equipe de saúde composta por alguns servidores da saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, nutricionistas, psicólogos entre outros. Esse profissionais, devem traçar medidas ou estrategias que passem confiança para a comunidade, assim, a equipe poderá trabalhar o que esta causando dano a comunidade com mais facilidade, pois o aceitamento dos indivíduos será mais abrangente. Essas estrategias devem ser executadas a partir de metodologias e técnicas que facilitem o trabalho, organizando brincadeiras, com finalidade de inverter e associar o certo e o errado do que os indivíduos impõem como verdade em suas vidas. Paulo José Rodrigues de Andrade Enfermagem - Noite

    ResponderExcluir
  11. Debate realizado em sala no dia 24 de agosto colocou a turma sobre uma velha dinâmica de grupo. Aula essa sobre Metodologias participativas para um trabalho em grupo. Preparando nós acadêmicos de Enfermagem para uma realidade já vivenciada por profissionais formados. Esse tema se torna de extrema importante devido ao fato de saber como lidar com futuros problemas que enfrentaremos mais tarde em alguma comunidade que iremos exercer nosso trabalho.
    Como profissionais de saúde temos que passar confiança para nossa equipe e deixar que essa equipe também se sinta confortavelmente confiante com seu trabalho, sabendo que cada um de nos e tão importante quanto o outro dentro de uma comunidade, que todos juntos poderemos alcançar metas e objetivos através de técnicas e métodos realizados entre toda a equipe e que confiança e a base de tudo.
    A opinião e o pensamento de todos e importante, o preconceito não deve ter espaço em uma equipe de saúde, que estará preparada para ajudar a comunidade.

    ResponderExcluir
  12. O debate realizado em sala, fala sobre um programa para o melhoramento da saude e participação na comunidade, com o implantamento do DLIS/PS - que siguinifica Desenvolvimento Local Integrado Sustentável com foco na Promoção da Saúde e prevenção de agravos nas doenças já existentes, onde há hatuação direta do enfermeiro na comunidade com ajuda da própria comunidade, para que seja assim resolvido ou planejado um programa conforme a prioridade de cada lugar. E atravéz desse programa diminuir fatos que não eram observados com uma análise simples feita somente pelo enfermeiro.

    ResponderExcluir
  13. Na aula do dia 24 de agosto, foi realizado um trabalho que teve como didática nos ajudar a perceber que todos somos iguais, mais ao mesmo tempo todos pensamos diferente e que cada um tem uma forma de pensar e interpletar a um fato que lhe tenha sido passado, com esse método que foi passado ajuda a perceber que temos que tentar alcalçar a todos quanto enfereiros no nosso local de atuação , e que para isso temos algumas formas para que o que falamos seja compreendido e possa ser utilizado na vida de quem escutar assim ajudando a melhorar a qualidade de vida de quem nos escuta.

    ResponderExcluir
  14. A metodologia apresentada em sala no dia 24 de agosto, nos mostrou a importância em lidar no dia a dia com as diferenças através do ponto de vista de cada um. Somos capazes de olharmos o mesmo objeto e interpretarmos de maneira diferente.
    O que aprendemos nessa dinamica, foi em saber lidar, liderar, aceitar e acima de tudo respeitar o indivíduo com suas limitações e diferenças.
    Cris Vieira(Enfermagem noite)

    ResponderExcluir
  15. A aula foi excelente,pois abordou assunto como a importancia de capitar a participação da comunidade envlvida no processo a qual esta sendo elaborado meios para a melhoria do contexto social dos involvidos. O que chamamos de DLIS/PS.
    Foi dado a definição do que realmente é POWERMENT o que auxilio-me na questão de entender o outro e saber desenvolver assuntos que requer domínio do tema e da antenção de quem o esculta, de forma a sensibiliza-lo.
    CARMEN LÚCIA DIAS DOS SANTOS (ENFERMAGEM NOITE)

    ResponderExcluir
  16. Foi falado na aula sobre o empowerment que é uma ação social para promoção da saúde que envolver metodos da participação da comunidade pela construção de melhoria da qualidade de vida. O DLIS/PS é o desenvolvimento local integrado sustentavél baseada no empowerment que têm um projeto ligado na iniquidades da saúde.

    ResponderExcluir
  17. O desenvolvimento local integrado e sustentável em foco a promoção da saúde(DLIS/PS)que está ligado ao empowerment que nos ensina que é necessário esquecermos o preconceito de raça,classe social,religião para que possamos ter um relacionamento interpessoal,tratando-se de um termo multifacetado para o sucesso na promoção da saúde,ou seja,capacitar comunidades para a melhoria da qualidade de vida,pra isso acontecer precisamos saber chegar na comunidade adquirindo confiança e respeito da comunidade.

    ResponderExcluir
  18. Foi debatido em sala no dia 14 de setembro um assunto polêmico, a Liberdade, debate de grande importancia, pois podemos expressarmos nosso pensamento sobre o assunto, nos diversos aspectos como religiao, comportamento e atitudes...Nesse mesmo debate foi abordado a questao do craque, mitos e verdades que tinhamos e que através do debate foi esclarecido algumas se não todas as dúvidas. O craque é considerado hoje como questão de saúde pública, que devasta grande parte da população menos favorecida. É preciso mais insentivo por parte das Politicas Públicas, com campanhas de esclarecimento e ajuda aos dependentes que queiram deixar o vício.
    Cris Vieira(Enfermagem noite)

    ResponderExcluir
  19. O debate realizado em sala de aula no dia 14 de setembro foi um tanto polêmico. Pois esse assunto vai muito do conhecimento vivido em nossas casas, através da educação que cada um teve, como seus pais tratavam esse assunto. A educação sobre drogas vem de berço, da cultura de cada um.
    o conhecimento sobre as drogas foi muito proveitoso, tivemos a oportunidade de tirar dúvidas sobre algumas drogas, isso se torna de total importância pois viveremos com esses fatos em nossa vida diariamente quando formados, com esse conhecimento teremos discernimento de como agir em casos de usuários de drogas.
    As autoridades governamentais tem que tomar providências para mudar esse quadro, onde jovens estão se prostituindo por troca de drogas. aumentando também o número de pessoas com HIV/AIDS devido ao risco que essas correm por estarem desprotegidas, onde o importante para eles e somente as drogas.
    Temos o dever de tentarmos mudar esse quadro, através de mudanças políticas, constitucionais, educação integral para os jovens, educação juntamente com saúde nas escolas, afim de esclarecimentos sobre drogas, sexo, gestação na adolescência e outros.Pois só assim poderemos mudar esse quadro. Pense nisso! Não queira ver um ente querido seu nas drogas, isso envolve muito mais que família.

    ResponderExcluir
  20. O assunto debatido em sala de aula,o crack foi muito proveitoso já que é assunto no qual esta sempre na mídia que ainda vamos ver muito em nossa profissão principalmente como lhe dar com um paciente assim.
    Embora esse assunto sempre esteja na mídia ainda é um tabu muito grande conversar esse tipo de assunto em casa com os filhos,pois sempre vemos que a cada dia uma nova cracolândia é formada em algum bairro,cidade ou em qualquer outro lugar.
    No meu ponto de vista isso não é só um assunto que o governo precisa tomar conta para mudar esse quadro,mas a própria população no qual devemos policiar mas os nossos filhos,a amizade também influencia muito e outros fatores que poderiam ser evitados como dar esmolas em dinheiro sabendo que aquela pessoa é usuária.
    Maria Vitória dos Santos de Souza

    ResponderExcluir
  21. O assunto abordado em sala de aula, nos leva a refletir sobre, que é a droga e seus efeitos, em particular, acredito que algo que te domina, não é algo saudável, a droga em si, nos aborda a várias substância que nos causam uma dependência, ao meu ver, a droga pode ser tanto ilícita quanto um fármaco que cause a chamada dependência, por experiência própria, com familiares acredito que se a droga fosse algo de procedência boa, não seria considerada ilícita, sabemos contudo que drogas como ópio eram usadas antigamente como anestésicos, porém em quantidades terapêuticas, o usuário de drogas devido aos seus efeitos acaba perdendo a noção do que é terapêutico e do que realmente é tóxico, isso é o que penso, porém é algo muito particular de cada um, cada um tem sua cabeça para refletir e pensar no que realmente deseja para suas vidas, também acaba envolvendo muito a questão da religião, criação, fatores da sociedade, aquilo que ela impõe, enfim, são uma série de fatores que contribuem para uma formação de opinião, e que realmente cada um formula a sua, e devemos nos respeitar acima de tudo. Juliane Fernandes Correia Veiga – Noite.

    ResponderExcluir
  22. Durante esse debate percebemos o grande efeito devastador que a droga causa,ainda assim muitas pessoas usam sabendo quais as consequências.Há pezsssoa que mesmo sabendo o que causa,teimam em usar pois o efeito para elas é o que importa e não as consequências seguintes,cabe a família dar todo o ensinamento ao seus filhos e parentes mostrando a eles os efeitos e o que a droga causa ou poderá vir a causar caso façam seu uso.

    Ludmila Oliveira Jacintho(Noite)

    ResponderExcluir
  23. Jaciara Santos do Amor Divino - ENFERMAGEM/NOITE5 de outubro de 2012 às 08:50

    Foi um debate muito interessante, onde a turma toda participou, principalmente na dinâmica. O assunto foi sobre as drogas, o efeito devastador que ela causa no usuário, e mesmo assim tem pessoas que não conseguem se livrar dela. Na maioria dos casos, as pessoas a provam apenas por curiosidade, e acaba então, se tornando prisioneiro do vício das drogas. Por outro lado, há pessoas que conseguem se livrar dela quando quer. É assunto que nos leva a refletir muito.

    ResponderExcluir